Qualitare

Rapadura Santa Idalina

A Rapadura Santa Idalina é produzida por um dos engenhos mais antigos em atividade na Paraíba, localizado na zona rural de Catolé do Rocha. Com mais de 200 anos de existência, o Engenho Santa Idalina produz há gerações a rapadura, iguaria tradicional do Nordeste, feita a partir da cana-de-açúcar. Mantendo sua tradição, todo o processo de fabricação do produto é artesanal. Com ações de branding, a marca ganhou um novo mercado e um novo público.

Leia o case

O Desafio

O nosso desafio era reposicionar a Rapadura Santa Idalina no mercado, através da gestão estratégica da marca, mantendo o histórico de tradição do produto. O objetivo era não apenas agregar valor e atingir um novo público, mas também alterar o posicionamento da marca de forma que o produto pudesse comunicar seu valor e estimular a mudança da percepção do público-alvo.

Solução

Como solução para reposicionar o produto e criar um novo comportamento do consumidor, foi desenvolvido o branding da marca. Nessa etapa, elaboramos uma nova identidade visual para o produto, assimilando o universo e a cultura da marca, e uma nova estratégia de comunicação, inserindo a Rapadura Santa Idalina no ambiente digital.

A primeira decisão foi pela redução de tamanho do produto, o que facilitaria a comercialização em ambientes como restaurantes e supermercados, atingindo outros nichos de mercado. Novas embalagens foram desenvolvidas, em um design que reflete as raízes do produto, com elementos que vão ao encontro da essência de um sertão que produz e dá frutos, representado pelas cores vivas e elementos da natureza, como as flores de mandacaru.

Dentro do novo branding, fortalecemos os atributos do produto, reforçando o processo de produção artesanal e familiar, desde o plantio na cana-de-açúcar até a moagem e produção das rapaduras, transformadas em um produto 100% natural. Com a reformulação da marca, a Rapadura Santa Idalina conquistou uma nova posição no mercado e um novo público, sendo revendida por restaurantes em todo o Brasil e redes de supermercados.