Compartilhar

A terceira edição da Campus Party Recife reuniu 4 mil jovens em cinco dias de atividades com temas relacionados à tecnologia, games, redes sociais e empreendedorismo. O que pode parecer apenas uma grande reunião de campuseiros (como os estudantes e jovens profissionais que participam do evento costumam ser chamados), pode ser visto também como uma excelente oportunidade para empresas conversarem mais de perto, conquistarem e fidelizarem esse público. E foi através de ações de comunicação dirigida e da união de estratégias on e offline, que algumas marcas investiram no evento, tendo em vista essa aproximação.

Três marcas, em especial, destacaram-se nesse sentido: Vivo, principal patrocinadora do evento, Banco do Brasil Seguros e Café Santa Clara. As três investiram em brindes diferenciados, que os campuseiros adoram, e em ações que uniam plataformas digitais e redes sociais à experiências reais.

Cada canto do Centro de Convenções de Pernambuco estava envelopado com a marca Vivo, mas uma ação gerou bastante engajamento: A instalação de uma máquina de pegar brindes, controlada por um smartphone. Você precisava fazer um post no Twitter e tentar controlar o mini guindaste para garantir seu bonequinho da Vivo. A fila nunca esvaziava e o brinde virou objeto de desejo dos campuseiros.

vivo-cprecife3

O Banco do Brasil Seguros incentivou os campuseiros a participar de suas gincanas, postando fotos e mensagens e utilizando as hashtags que eles indicavam através do Twitter, para ganhar brindes como mini ventiladores, pendrives e até um videogame portátil e um drone. Todo mundo saiu de lá sabendo que o #BBSegurosSalva!

Já o Café Santa Clara montou uma cafeteria na arena, com oferta gratuita para todos que passassem por lá. Segundo dados divulgados pela empresa, foram 17,5 mil copinhos de café e 22 litros de cappuccino distribuídos nos cinco dias de evento. Além disso, através do Twitter, a marca estabeleceu conversas com os campuseiros, onde também eram divulgadas ações promocionais, como a distribuição de almofadas para quem fosse na cafeteria e fizesse check in através do Facebook.

Para Cristiano Fonseca, gerente da marca Café Santa Clara, a aproximação com este público tem importância fundamental na estratégia da marca: “Sabemos que o café é o combustível das novas ideias e da criatividade no meio da tecnologia. E por isso consideramos estratégico e essencial estarmos próximos desse público. Dar a energia necessária para aguentar a intensa rotina de atividades na Campus Party é a nossa missão dentro do evento”.

staclara-cprecife3

Cristiano ainda fez uma avaliação da presença do Grupo 3corações como patrocinador da Campus Party pela segunda vez (no começo do ano, em São Paulo, a marca Café 3 Corações havia participado do evento e, no Recife, o Café Santa Clara foi escolhido por ser a marca líder do grupo no Nordeste): “Nossa avaliação dessa interação é muito positiva. Em Recife, por exemplo, nos aproximamos dos campuseiros por meio da nossa campanha atual, o Sabor do Encontro. Assim, promovemos e brindamos com café os mais inusitados e deliciosos encontros durante os cinco dias de evento. Toda essa conversa nos trouxe um novo público consumidor, antenado com as novidades da tecnologia e, agora, mais próximo do Café Santa Clara”.

Realizar um investimento focado num público bastante específico pode trazer grandes resultados, pois além de visibilidade, o que pode ser conquistado após cinco dias de convivência é a fidelidade à marca, gerada pela identificação e o engajamento resultantes de estratégias bem pensadas e executadas. No caso da Campus, as marcas souberam entender e atingir seu público ao utilizar estratégias que iam desde conversas em redes sociais, até encontros e experiências reais – o que, enfim, todo campuseiro busca no evento.


Compartilhar