Compartilhar

 

Existe uma possibilidade muito grande de você está lendo esse texto em um dispositivo móvel. Isso porque o número de usuários de smartphones cresce a cada dia e cada vez mais as pessoas usam seus aparelhos móveis como principal fonte de acesso à internet. Para  você ter uma ideia, um relatório da GSMA — entidade que representa operadoras móveis do mundo todo — aponta o Brasil como o país com mais smartphones conectados à internet na América Latina. São 234,6 milhões de conexões sem fio no país. 

Dispositivos móveis são ferramenta fundamental de comunicação para a maioria dos consumidores. Atualmente, é natural uma empresa utilizar o WhatsApp para seus clientes entrarem em contato, fazer anúncios pagos nas redes sociais ou fechar negócio através de um site responsivo. 

Diante disso, é necessário estratégias direcionadas para promover seu negócio e melhorar o relacionamento com o cliente através dos dispositivos móveis. Essas técnicas são chamadas de Mobile Marketing. 

O Mobile Marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias, ferramentas e ações para que a empresa se relacione com o consumidor através dos dispositivos móveis (smartphones, tablets e smartwatchs, por exemplo), aproveitando essa plataforma para divulgar informações, produtos, serviços e promoções.

 

​​Como usar o Mobile Marketing na minha empresa

Atualmente, as pessoas sempre estão com seus celulares e checá-los o tempo todo já é um hábito. Isso pode ser usado ao seu favor: a comunicação pode ser feita de forma ainda mais rápida e isso vai aumentar ainda mais a eficiência das suas mensagens. Por exemplo, através de um SMS ou mensagem no facebook ou WhatsApp, você pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real.

Uma das principais recursos do Mobile Marketing são as redes sociais. Não é segredo para ninguém a importância de utilizá-las para o marketing do seu negócio. Mas para elas serem eficientes é preciso se atentar a alguns fatores. 

A internet tem uma linguagem própria, o conteúdo precisa ser dinâmico para atrair a atenção do consumidor. As maiores redes sociais hoje são multimídias, o que permite que sua empresa possa produzir textos, infográficos, montagens, vídeos, transmissões ao vivo, concursos, fotografias, gifs e o que mais sua criatividade permitir. Uma dica também é produzir conteúdo na vertical, isso se adequa ao uso nos smartphones. Com uma boa integração de suas campanhas nas redes sociais você poderá alcançar um público ainda maior e com isso conquistar mais resultados.

É importante também garantir que os usuários de dispositivos móveis consigam visualizar corretamente a página de sua empresa, através de um site responsivo, ou seja, um site que se adequa automaticamente no dispositivo do usuário esteja usando, seja computadores, smartphones, tablets, entre outros. Assim, sua empresa garante uma boa experiência para quem acessa sua página através de um smartphone, por exemplo. Um site responsivo também é importante para o marketing digital da sua empresa de forma geral, já que o Google prioriza os sites mobile friendly, ou seja, que se adaptam para os dispositivos móveis.

Já outras ferramentas estão numa crescente frenética. Os apps se tornaram muito populares, eles crescem junto com o número de usuários de smartphones e são oportunidades de estreitar o relacionamento com seu cliente e oferecer condições exclusivas para eles. 

É possível também fazer anúncios para atrair pessoas de uma localidade específica utilizando o GPS, como trazer através de anúncios pessoas próximas ao seu estabelecimento comercial, por exemplo. 

Criar um conteúdo rico para o mobile é garantir um melhor posicionamento da sua marca, assim atrair mais clientes e tornar sua empresa mais vista e lembrada é inevitável. A Qualitare é especialista em estratégias mobile. Se você pretende investir em Mobile Marketing ou quer melhorar o posicionamento da sua marca, entre em contato conosco.

 


Compartilhar