Compartilhar

Você sabia que apenas 3% das pessoas que visitam um site pela primeira vez estão prontas para comprar?

Na hora de fechar negócio online, o cliente acostumou-se a pesquisar tudo sobre o produto que está interessado. Informar-se sobre a variedade de ofertas transformou o hábito de compra. Isto faz com que o cliente tenha mais poder nas mãos para tomada de decisão.

Nesse cenário é preciso “fisgar” clientes e isso pode ser conquistado com produção de conteúdo relevante para sua empresa. Sendo assim, é preciso acompanhar a maneira que o lead (pessoas que visitam seu site com intenção de adquirir seus produtos ou serviços) caminha até tomar a decisão de compra, chamamos esse processo de Funil de Vendas.

 

O QUE É FUNIL DE VENDAS?

De maneira geral, o Funil de Vendas é um processo que consiste em acompanhar o cliente desde o momento em que ele toma conhecimento do produto ou serviço, até a pós-venda.

Esse processo é totalmente individual, já que cada  empresa possui uma jornada particular. Não existe uma regra definida para estruturar este método de vendas, tudo depende do seu modelo de negócio.

Para poder estruturar um Funil de Vendas adequado, é preciso definir quem é seu público-alvo e quais são suas preferências. Sendo assim, é importante questionar-se:

  • Qual o perfil do meu público?

  • Quem toma decisão de compra, seja na empresa ou na casa de seu cliente?

  • Quem influencia esses decisores a comprar?

  • Exemplo: um digital influencer, empresário ou corretor através de redes sociais, podem influenciar a comprar um imóvel com uma determinada construtora. 

  • Quanto meu público-alvo está disposto a gastar?

  • Onde eles consomem mais conteúdo?

  • Exemplo: TV, internet, rádio, mídia impressa, etc.

A partir dessas perguntas, é possível determinar quem é seu público-alvo e concentrar sua dedicação nesse perfil, ao invés de sair atirando para todos os lados, perdendo tempo, dinheiro e esforço.

Com isso, é possível determinar as etapas dentro do funil de vendas, focando em atração e nutrição de leads para transformá-los em potenciais clientes.

 

 ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS 

Toda venda tem seu começo, meio e fim. Com tantos negócios em andamento, controlar em qual etapa cada lead está é um processo trabalhoso.

O funil de vendas organiza os prospects de acordo com o estágio de compra. Com as etapas bem definidas, o gestor consegue ter uma visão do todo, identificar onde estão as maiores falhas do seu processo de vendas e planejar melhorias.

 

 

TOPO DO FUNIL (Tomada de consciência)

Esse é o primeiro contato que seu cliente terá com a empresa. É o topo do seu funil. Aqui, apesar do volume de contatos serem maiores, muitas conexões acabam perdidas.

No meio online, é preciso encorajar seus clientes a se cadastrarem e entrarem no looping da sua empresa: receber ofertas, e-mails, conteúdo direcionado… funcionam como iscas digitais.

Já no contato offline, o cliente precisa receber ligações, ver propagandas, ofertas e outras informações que, indiretamente, vença as objeções de seus clientes.

O gatilho para ele ir para a próxima etapa é verificar se o contato gerado, pode resultar em uma venda, ou seja, o lead realmente está interessado no seu produto. Assim, você só entregará para sua equipe de vendas contatos qualificados e mais propensos a fechar uma proposta.

MEIO DO FUNIL  (Converter oportunidades)

Você precisa fazer com que o seu cliente continue avançando no funil, continue interessado em seu produto. Depois de “fisgar”, chegou a hora de apresentar a sua solução de acordo com o cenário do cliente.

É nesse momento que é preciso deixar claro, como a sua solução vai ajudar no problema que o cliente enfrenta. Envolva esse potencial cliente, para que ele continue avançando no funil, alimentando o interesse dele no seu produto. Faça com que ele receba informações importantes sobre seu negócio, mostre o problema que o lead tem e ofereça a solução.

Nessa fase o cliente vai avaliar sua proposta e muito provavelmente comparar com a concorrência.

FUNDO DO FUNIL (Fechar clientes)

Convencimento e persuasão são as palavras-chave do fundo do funil. É hora de mostrar ao seu cliente todos os benefícios de optar por sua empresa, não esconda nada para que consiga fechar o negócio. Seja o mais transparente e claro possível neste momento.

Compare sua solução com a de seus concorrentes. Apresente os prazos, resultados esperados, condições de pagamento, use gráficos para demonstrar fatores como economia em investimentos ou retorno em produção. Aqui é a hora de ser mais direto em busca da aprovação do seu cliente e fechar negócio!

Após fechar o negócio não deixe o cliente de lado, a fidelização do cliente é tão importante quanto o processo de conquista-lo.  É indispensável fazer o acompanhamento dos seus clientes e dar toda a assistência possível. Não esqueça: um cliente satisfeito, recomenda sua empresa e traz mais clientes.

 

FUNIL DE VENDAS E MARKETING DE CONTEÚDO  

Para todo esse processo, é preciso gerar material para seu lead. O Marketing de Conteúdo trabalha com a nutrição de conteúdos relevantes para seu público-alvo.

É substancial criar um engajamento entre seu público e você, para isso é preciso envolvê-los através de materiais interessantes para seus leads. E-books, e-mails marketing, webinar, por exemplo, são indispensáveis para seu possível cliente avançar no funil. É importante salientar que para cada fase do funil é preciso desenvolver um conteúdo diferente.

 Para cada empresa, cada ramo e cada objetivo é preciso usar estratégias diferentes, por isso a Qualitare se empenha em fazer o melhor trabalho de acordo com cada funil. Com Marketing de Conteúdo, nós conseguimos definir seu público-alvo, interpretar as necessidades e o que o seu lead precisa e produzir o material mais assertivo para cada fase do funil. Tudo isso de forma estratégica, analisando dados e verificando novas oportunidades.

Realizando um bom trabalho de produção de conteúdos direcionado para guiar seu lead por todas as etapas, as chances de conseguir novos clientes aumentam consideravelmente. Sendo assim, invista em novas estratégias e veja sua empresa crescer.

Quer introduzir novos meios para atrair novos clientes? Entre em contato com a gente: 83 3224-3909.

 

 


Compartilhar