Para sua empresa atingir resultados cada vez mais positivos, é necessário estar atento a todos os processos, desde a produção e planejamento, até o relacionamento com o cliente após fechar negócio.

Com um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas devem buscar diferenciais a partir de estratégias que façam mais do que atrair novos compradores. É preciso encontrar meios de fidelizar os clientes já conquistados, gerando promotores para sua marca.

Isso vai diferenciar a sua empresa das concorrentes, já que quando o atendimento é rápido, eficiente e empático, as chances de alguém fidelizar-se é multiplicada. Afinal, todo mundo gosta de ser bem atendido.

O Customer Experience Trends, é o maior estudo sobre experiência do cliente do Brasil. A pesquisa realizada em 2017 mostrou que uma experiência ruim de atendimento é o ponto final da relação de 86% dos consumidores com as empresas.

Ao ser bem tratado, há muito mais chances de o cliente indicar o seu serviço ou produto a outras pessoas, além de você fidelizar esse consumidor. Esse fato independe do preço do seu produto. Ainda segundo a pesquisa citada, 56% dos consumidores acreditam que um bom atendimento se sobrepõe  ao preço. Ou seja, o cliente não procura apenas um produto, ele anseia por uma boa experiência de compra.

COMO ATENDER O MELHOR O MEU CLIENTE 

Débora Souto é responsável pelo Atendimento na Qualitare e costuma lidar com clientes diariamente. Na sua opinião, a chave para o bom relacionamento entre as partes é a boa comunicação. Segundo ela, “ter um bom relacionamento com o cliente, uma conversa limpa e muito clara, evita problemas e fica mais fácil solucionar e desenvolver projetos”.

  • Conheça seu consumidor  A peça chave para criar estratégias, atrair novos consumidores e fidelizar os já existentes é conhecê-los. Quem são? Onde estão? Porque consomem meu produto? Como consomem?

Com essas informações claras, sua empresa terá dados sobre seus clientes em potencial e seus hábitos de compra. Para que o atendimento seja eficiente é preciso diminuir a distância ao máximo entre sua empresa e o consumidor. 

  • Segmente seus clientes

Nem todos os seus clientes possuem o mesmo perfil. Por isso, após saber quem eles são, é preciso separá-los organizadamente de acordo com semelhanças.

Assim, fica mais fácil desenvolver ações direcionadas para cada tipo de cliente com mais objetividade.

  • Utilize o canal de relacionamento ideal

A partir dessa pesquisa é possível traçar estratégias para que esse cliente resolva seu problema ou tire suas dúvidas através de um canal eficiente.

Para estreitar um relacionamento com todos os seus consumidores, é necessário criar estratégias eficazes e se adequem com o  estilo da sua empresa. SAC por telefone, e-mails e  redes sociais são meios comuns para que o cliente entre em contato.

Com a internet, há diferentes canais possíveis de serem utilizados para gerar relacionamentos. De acordo com Débora, as mídias sociais são uma excelente opção na comunicação com o cliente. Através delas é possível tirar dúvidas, ter o primeiro contato com o consumidor, divulgar produtos, serviços e promoções ou até fechar negócio.

Mas atenção ao conteúdo: deve ser relevante e de qualidade. Utilizar bem as redes sociais, sites com informações pertinentes e seu blog.

Débora explica que o atendimento ao cliente é imprescindível para o crescimento de uma empresa, independente do setor. “Qualquer empresa que lide com o cliente e não cuide desse setor, é uma empresa fadada ao fracasso”, diz ela.

Para ganhar destaque no mercado é preciso superar expectativas, com preços competitivos, produtos de qualidade… tudo isso é feito pensando nos seus clientes. Então, também é preciso investir em atendê-los da melhor forma, não é mesmo?

            Mantenha-se atento ao comportamento do seu consumidor, faça análises constantes e invista na comunicação através da internet para oferecer uma experiência ótima para seu cliente.  Seu consumidor precisa sentir que você realmente se importa com ele.